sábado, 28 de maio de 2016

Desmascarando um palhaço jiteiro


  Mês passado,um internauta anônimo pediu que comentássemos o seguinte vídeo:



   
  Pode parecer óbvio chamar esse vídeo de ridículo - o que,vindo da quadrilha Gracie,não é ridículo,sujo ou ilegal ? - mas esse rótulo acaba sendo mais do que merecido à medida em que se desenrola esse lixo. Começa enaltecendo o oponente,"um expert que possui 15 anos de prática de Kung Fu" , "diz nunca ter sido derrotado" e "tem 15 libras (aproximadamente 7 kilos) de vantagem sobre meu irmão Royce". Quinze anos de Kung Fu fazem de alguém um "expert"? Para um retardado mental Gracie sim. Não interessa se o cara tem 3 ou 4 horas de aula por semana - às vezes nem isso - e nem se realmente é orientado por um verdadeiro mestre de Kung Fu ao invés de um picareta: se um canalh...digo,um Gracie falou,tá falado! O festival de merda continua com a afirmação "é quase impossível para alguém treinado primariamente em socos e chutes evitar ser agarrado e derrubado por um praticante de 'Jiu-Jitsu Gracie'. Vamos por partes:
 1) A área de ação do grappler é muito menor que a do striker. Só se agarra o que está a menos de um metro de distância do corpo,ao passo de que se pode golpear,dependendo da envergadura,a uma distância acima de um metro e meio.
 2) Para poder agarrar o oponente o grappler tem que entrar no raio de ação do striker,sujeitando-se a ser golpeado e nocauteado. O striker pode entrar e sair do raio de ação do grappler à vontade (antes de ser agarrado ou encurralado, naturalmente).
 3) A não ser que o grappler seja um extraterrestre,só dispõe de 2 braços para lançar a base do ataque,ao passo de que o striker pode golpear com os braços e as pernas.
 4) O tão falado "Jiu-Jitsu" (lembrando que NÃO EXISTE e NUNCA EXISTIU qualquer kanji com a pronúncia 'jiu' que signifique "suave". O correto é JU e dependendo da região do Japão, SHU) é péssimo no que se refere às técnicas de projeção ao solo. Não há como negar,isso é fato: Jiteiro só aprende a derrubar usando morote-gari (chamado entre eles pelo nome ridículo de "Baiana") ou pior ainda,empurrando o oponente contra uma parede,grade,o que fôr. Se esse vídeo fosse de um combate real,o imbecil do Royce nunca conseguiria derrubar o "mestre de Kung Fu" usando um agarramento tão fajuto e fácil de contra-atacar como esse. E o Kung Fu é que é "obsoleto",né ?
    Estranho como um "mestre" de Kung Fu tenha uma postura de luta tão exótica,não? Sem guarda alguma,atacando com chutes tão fracos e mal localizados... E ainda por cima se deixando agarrar tão facilmente. E não,não se trata de "estilo de Kung Fu": existem centenas de estilos e sub-estilos de Kung Fu - muitos deles especializados em projeções,torções e estrangulamentos - e em nenhum deles se vê tanta passividade e amadorismo como aqui. O cara está mais preocupado em não machucar o chefinho Gracie do que fingir que sabe golpear. O mais engraçado é que se percebe nitidamente que o "mestre do KF" sabe muito bem como se defender e atacar no solo mas não pode estragar o "show" e portanto,deve deixar o "herói" Royce ganhar. Aluno obediente é isso aí.
   Pra deixar as coisas ainda mais ridículas,o otário que jogou essa bosta no YouTube ainda afirma que o nome do"mestre" derrotado é Jason DeLucia, certamente ignorando o fato de que a única vez em que o verdadeiro Jason DeLucia e Royce Gracie se enfrentaram (numa luta bem vagabunda,por sinal) foi no 1º UFC,em março de 1994.
  Resumindo,esse dejeto filmado é uma piada em todos os aspectos: Na voz "embostada" do narrador,na narrativa propriamente dita, na coreografia da "luta" ,no desfecho do combate. Ainda bem que só pessoas com idade mental igual ou inferior a 5 anos acreditam nas palhaçadas que a quadrilha Gracie faz.

2 comentários:

  1. Tive que "reupar" o vídeo, pois o Youtube fez cuzinho doce e proibiu a exibição à pedido da "Gracie University". GRACIE UNIVERSITY ! Os idiotas mal sabem escrever os próprios nomes e fundaram uma UNIVERSIDADE !! AH, ISSO VAI RENDER UM ARTIGO EM UM FUTURO BEM PRÓXIMO. Ô,se vai !

    ResponderExcluir
  2. Tem otário pra tudo nesse mundo: Otário que acredita em homeopatia, otário que é contra vacinas, otário que reza pra bonecos de barro pintado ou pratos de pipoca, otário que vota em Lula e Bolsonaro, otário que aposta dinheiro em cassinos online, otário que acredita que a Terra é plana e otário que engole as historinhas que os Gracies espalham.

    ResponderExcluir