quinta-feira, 28 de julho de 2011

A verdade sobre o picareta

Transcrição de um artigo escrito por Christopher Davis em 25 de maio de 2004:
Com o passar do tempo,dúvidas começaram a surgir na minha cabeça. Rickson,curiosamente,tem um cartel de 400 vitórias e nenhuma derrota,isso já foi lançado pro ar mais vezes que um par de meias sujas. Sendo um sujeito de certa forma obcecado por números,rapidamente peguei minha calculadora HP Financial e fiz algumas contas. Ele tem 45 anos. Tem onze lutas "oficiais" de 1994 a 2004 . O ano de 1993 é considerado o do nascimento do moderno MMA. Isso significa que dos 18 anos (1975) a 1993,18 anos,ele deve ter lutado 389 vezes. "CARAMBA!"Eu gritei e cocei minha cabeça,surpreso com seu nível de atividade. São quase 22 lutas por ano! Uma luta a cada 16 dias ininterruptamente,durante um período de 18 anos,sem parar por motivo de doença,lesões, estar se casando ou indo a funerais. O homem continuou lutando ,lutando e lutando. Ele inclusive deve ter feito uma ou duas lutas durante a lua-de-mel: "Querida,sem sexo hoje à noite,tenho que manter meu esquema de lutas intacto. Volto dentro de 3 horas, após finalizar uns garotos no bar."
Com minha cabeça dando um nó tentando entender isso,algumas semanas atrás mais dúvidas vieram à tona. Da mesma forma que Jesus Cristo teve Mateus, Marcos, Lucas e João, Rickson também tem seus "evangelistas"... Um deles, Rickson4life, propaga: "Rickson tem mais lutas documentadas no Jiu-Jitsu do que muitos wrestlers têm em sua carreira". Um segundo apóstolo,JeffP,nos conta mais sobre a história de Rickson: "Se Rickson contasse todos os caras que já finalizou,chegaria a quase 4 milhões,não 400. Rickson e Felix Heredia finalizaram 200 caras no Japão num só dia no começo da década de 80..."
Eu me senti um estúpido. Aqui estava eu,pesquisando sobre as supostas 400 vitórias "documentadas",quando na realidade estava esquecendo de considerar todas as vitórias nos treinamentos. Senti-me um bobo por não concordar com JeffP.
Pegando novamente a calculadora,pus os números à prova: Dos 16 aos 44 anos são 28 anos de lutas. Quatro milhões divididos por 28 são.... GASP!!! 391 vitórias confirmadas todos os dias,durante 28 anos. Como isso é possível? São 16 lutas por hora,24 horas por dia. Rickson deve vencer pessoas quando está dormindo,usando a privada,se alimentando...

...Esse foi o começo de minha história. Uma peregrinação de 7 dias pela Sagrada Terra de Rickson em busca de verdade. Para tentar achar as sagradas escrituras que existem,também conhecidas como registros de lutas de Rickson,eu mandei um de meus empregados à Califórnia pra tentar falar com o próprio Rickson,enquanto outros me ajudariam a vasculhar a Internet inteira 3 vezes se possível em busca de qualquer registro ou fato. Isso foi o que achamos: Usando nossos confiáveis aliados 'google.com' e 'booble.com',começamos a procurar. Os 2 primeiros sites não informaram nada. Ao invés disso,a maioria dos sites sobre Rickson gasta todo o tempo discutindo sobre a aparência dele. Vejam só: " a serenidade de um supremo auto-confiante,tão trabalhado quanto um fisiculturista,com um corte de cabelo estilo militar,maçãs do rosto salientes como as de um inca e um queixo quadrado e anguloso." E ainda: "Se Rorion é insinuantemente bonito,Rickson é devastadoramente bonito.." Minha secretária Carol perguntou se afinal de contas ele era um lutador de brazilian jiu-jitsu ou um astro de filmes gays - pra olhos destreinados,é difícil saber a diferença quando se depara com sites como esses. Continuamos a procura na lista de sites sobre ele.
No próximo site encontramos a fonte mística das 400 vitórias. Nossos olhos brilharam. Era uma biografia. "Rickson é um campeão faixa-preta 7º dan da família Gracie,cuja técnica de Jiu-Jitsu é considerada a mais refinada do mundo. Seu talento inato e domínio precoce do esporte resultaram num impecável currículo de mais de 400 lutas em torneios de JJ,Luta Livre,Sambô, competições sem restrições de peso e desafios de vale-tudo.

Rickson é bicampeão brasileiro de luta-livre,medalha de ouro em Sambô e campeão mundial há aproximadamante 16 anos nas categorias meio-pesado e absoluto de Jiu-jitsu. Recentemente ele conquistou a elite da luta japonesa através de um torneio,o Japan Open Vale Tudo,ganhando as edições de 1994 e 1995. Rickson foi reconhecido pelos japoneses como possuidor do Espírito Samurai."
Isso era algo para nos aprofundarmos. Achamos mais 3 sites com referências à carreira de Rickson no MMA. A-ha!!!...Mas infelizmente todos eles levavam à página do Sherdog.com,onde as nove vitórias de Rickson estão contabilizadas. Um número muito distante das 400 propagadas. Olhando para as nove lutas, meu colega de trabalho Russ comentou: "Quem são esses Zé-Ninguém japoneses que ele venceu,cujas carreiras juntas só chegam a 18 vitórias,27 derrotas e 2 empates? Nenhum deles chegou sequer a ocupar o 30º lugar no ranking,em NENHUM MOMENTO. Que droga é essa? David Levicki? Yuki Noiki? Bud Smith? Yoshihisa Yamamoto? Todos eles são sacos de pancada,umas lesmas." Eu concordei alto,ouvindo a opinião de um homem que só assistiu a um torneio de MMA na vida reconhecendo um molenga quando vê um. Nós estávamos todos frustrados, certamente deveria haver mais alguma coisa.
"SIM!" Nós gritamos ao achar um bom link.
http://bjj.org/tournaments/outcomes.html

A página dizia o seguinte: "Essa página tenta enumerar alguns dos mais significativos combates realizados por legítimos lutadores profissionais de JIu-jitsu contra outros estilos,nos 70 anos de história do Brasilian Jiu-Jitsu." Com Rickson é apontado como o mais significativo lutador de bjj de todos os tempos,certamente encontraríamos muitos resultados de suas lutas. Infelizmente,das 400 lutas "documentadas" apenas 2 "vitórias" eram citadas no site:
1 - Durante a década de 80 Rickson venceu o famoso lutador Hugo Duarte numa briga de praia.
2 - Em 1980 e 1985 Rickson venceu um monstro conhecido como "Zulu". Ahhhhh...Nós ouvimos falar desse homem. Seria o primeiro oponente significativo do
Rickson. SIM !! Pelo que ouvimos falar,Zulu era um gigante entre os homens,204 kg de puro músculo e soltava fogo pelas narinas. Infelizmente, analizando o cartel de Zulu muito pouco pôde ser achado. Seu peso era de aproximadamente 100 kg e sua disciplina era "sem treinamento formal". Hummm...Quem era Zulu? Depois de muitas horas de pesquisa descobrimos que o "Rei Zulu" morava na cidade de São Luís do Maranhão e que basicamente era o "durão" da cidade,um valentão que lutava com o pessoal do local. Seu recorde de 140 lutas e nenhuma derrota era feito todo em cima de turistas gordos e bêbados,pescadores e garotos da vizinhança. Como Rickson pode basear sua carreira em vitórias contra esse homem?

Imensamente frustrados,procuramos em mais 45 sites e todos mostravam o mesmo. Um deles entrevistou Rickson e perguntou a ela qual foi sua maior conquista no mundo das lutas. Ele citou sua vitória sobre o maior lutador japonês de todos os tempos, Nobuhiko Takada (que tem um cartel de 2 vitórias,6 derrotas e 2 empates),no Pride I.
http://w3.blackbeltmag.com/bbkids/yourage/gracie/gracie.asp

Um outro site falava de um filme-documentário feito por Rickson: http://www.rottentomatoes.com/p/RicksonGracie-1128279/ . É interessante notar o nome do site. Irônico que os comentários sobre seu vídeo tenham a mesma denominação que os oponentes que enfrentou.
"Ei,isso não é justo!"gritou meu colega Russ. Deveríamos usar o maior de seus documentários,"Choke",para uma análise mais imparcial de seus oponentes. Certamente um vídeo sobre sua carreira mostraria quem ele enfrentou e nos daria uma idéia de algumas de suas 400 vitórias. Russ estava certo e fomos para o próximo site:
http://www.dvdverdict.com/reviews/choke.php
Infelizmente o site não tinha nada de bom para falar sobre o vídeo. Palavras extraídas do site: "Minha maior reclamação sobre 'Choke' não é a violência mas a falta de competição que esse Gracie enfrenta no torneio.
Pode ser que esse Gracie seja muito bom ao invés de seus oponentes serem uns fracotes mas a impressão é que ele ganhou sobre completos incapazes. Isso não traz grande emoção."
O vídeo traz Rickson vencendo Todd Hayes,um "famoso" kickboxer do Texas que aparentemente ganhou o concurso de brigas do Festival Steak&Shake de cerveja. Outro derrotado foi Koichiro Kimura,o campeão peso-pesado de shootfighting. O site Sherdog.com mostra os cartéis de Hayes ( 1 vitória e 1 derrota) e de Kimura ( 1 vitória e 2 derrotas) em MMA,ambos iniciados nesse torneio.
Os próximos 47 links apenas direcionavam para fóruns ou comentários sobre o vídeo 'Choke'.Esse tipo de procura não estava levando a nada. Usando o Google como referência,parecia que Rickson era só um bonitão com pinta de galã gay que aparecia em fotos na praia,fazia vídeos e brigava com um sujeito na areia em 1988.

Nós decidimos procurar pelas fontes originais dos documentos. Diziam que Rickson foi medalha de ouro em Sambô. Seguimos esse link: http://bjj.org/interviews/rickson-1998-04.html
Aparentemente Rickson competiu em torneios de Sambô e essa entrevista mostra que ele foi vencido pelo novato norte-americano Ron Tripp. A entrevista:
'ENTREVISTADOR: Em nossa última entrevista,você declarou que não conhecia as regras quando lutou contra Ron Tripp num torneio de sambô nos EUA e que isso não deveria ser considerado uma derrota. Mas vejo que você já competiu em torneios de Sambô antes.
RICKSON: Você tem que entender que cada torneio é diferente do outro. Não existe torneio de Sambô com regras idênticas ao de outro. Se eu soubesse que ser arremessado de costas no chão seria uma derrota,não teria deixado isso acontecer. Se o senhor Tripp quiser lutar um vale-tudo,estou certo que os promotores arranjariam tudo.'
Hummm... Parece que esse torneio não foi justo com o Rickson.Apesar de competir em torneios de sambô a vida inteira, parece que nesse evento em particular ele QUIS que Tripp o jogasse pro alto e fizesse ele bater de costas no chão.
Então essa derrota não é uma derrota e sim um "empate especial".
Enquanto isso,outra pessoa documenta essa confusão de maneira bem precisa:
"Ele (Rickson)diz que as regras do sambô variam de torneio pra torneio e que se soubesse que sua queda traria a derrota não teria deixado isso acontecer. Eu acho isso um pouco suspeito. Nenhum torneio importante de sambô deixa de conferir muitos pontos ou vitória completa através de um poderoso arremesso que faz o oponente cair de costas no chão. Além disso,sempre há uma sessão de esclarecimento de regras para os competidores antes de cada torneio dessa importância. Era torneio de sambô e em TODO torneio de sambô existe a regra da vitória automática se você arremessa uma pessoa e ela cai com a cabeça aos seus pés enquanto você permanece de pé. Ron Tripp aplicou um uchi-mata em Rickson em menos de 1 minuto e Rickson caiu direto aos pés de Ron. O proprietário da Century Martial Arts Company não tem o vídeo da luta? O que isso significa? Significa que Ron Tripp é um grappler sério e habilidoso, significa que Rickson foi derrotado pelas regras do sambô e que ele já conhecia as competições de antemão. Então,sem desculpas."

Hummm...Por que Rickson mentiria desse jeito? De qualquer forma,encontramos algo útil nesse site: o primeiro "documento" de um possível título de Rickson. Aparentemente,em 1977 ele ganhou a medalha de ouro em Sambô nos Jogos PanAmericanos,aos 19 anos. Só que o problema aparece: NÃO HOUVE JOGOS PANAMERICANOS EM 1977. Eles foram realizados em 1975 e 1979 e pior ainda,NÂO há 'Sambô' na lista de eventos. Luta-Livre,Luta Greco-Romana e Judô aparecem,Sambô não. Muito estranho que Rickson se proclame ganhador de um ouro quando o site oficial do evento nem sequer menciona essa modalidade. O link:
http://ourworld.cs.com/eblibrarian/myhomepage/sports.html
Nossa busca frustrante continuou.Rickson declarou ser bicampeão brasileiro de Luta-Livre. A base da dados sobre times que competiram em Olimpíadas e campeonatos mundiais mostra que ele NUNCA representou o Brasil em nenhum evento internacional. Nenhum link que comprove a veracidade da afirmação de Rickson foi encontrado. Talvez nas duas vezes que ele venceu,o Brasil decidiu não enviar competidores contra o resto do mundo. Conveniente.
Sua última alegação,a de que manteve o título de campeão mundial de Jiu-Jitsu nas categorias meio-pesado e absoluto,parecia ser o 'Santo Graal'.Todas as outras buscas por evidências deram em nada mas essa prometia ser diferente,já que jiu-jitsu é sua especialidade. Infelizmente,mais uma vez Rickson fez as coisas ficarem difíceis. Ele nunca mencionou em nenhum site as datas dos torneios que venceu. Enquanto proclama a toda hora as vitórias contra o valentão Zulu,frustra todo mundo não mencionando sequer uma fonte que comprove a legitimidade de suas vitórias em torneios de JJ. Parece ser uma causa perdida,Rickson não tem nenhuma prova de seus campeonatos mundiais. Como não menciona anos ou datas,parece que esses títulos são como os outros: UM PRODUTO DE SUA IMAGINAÇÃO.
Após duas semanas perdidas de trabalho,com nosso escritório entulhado de tarefas não cumpridas,olhamos uns para os outros com decepção. Como pôde esse "musculoso bodybuilder,com um corte de cabelo militar,maçãs do rosto proeminentes como as de um Inca e queixo quadrado" enganar tantas pessoas por tanto tempo? Como alguém com um exército de seguidores fanáticos afirma ano após ano ser detentor de 'medalhas em jogos panamericanos,títulos em luta-livre,títulos mundiais em jiu-jitsu e um incrível recorde de 400-0' sem ninguém pra dar uma simples olhada pra ver se tudo isso é verdade? Seus seguidores recitam o mantra de "Oh! 400 vitórias" sem perguntar onde elas estão? Registros dos 10 últimos anos de sua vida mostram apenas 10 vitórias. A triste verdade é que não existe prova confiável sobre nada desse homem.


O tempo veio e se foi e muitos fatos estão convenientemente perdidos para sempre. Aqueles que podem ser investigados logo são constatados como mentiras. E onde existe uma mentira,certamente outras surgirão. O ditado "Onde há fumaça há fogo" é bem apropriado aqui. Tudo em que podemos pensar agora é em "disputas a portas fechadas",demonstrações em dojos,torneios em sociedades secretas e outras besteiras.
Estou cansado e após uma pesquisa de 2 semanas nada mais pode ser dito sobre Rickson. Os links e os fatos estão aí para todos verem. Fiquem à vontade pra corrigir ou acrescentar algo. A essa altura,após pesquisa exaustiva,minha opinião é de que os ovos de Rickson são indignos de serem babados.


Link do artigo original: http://www.defend.net/deluxeforums/showthread.php?t=12319

19 comentários:

  1. Nossa, me espanta que nenhum Gracie tenha respondido à esse artigo... Eles não perdem uma boa briga!!!

    ResponderExcluir
  2. Não responderam por várias razões:
    1 - Eles sabem que é tudo verdade.
    2 - Eles não tem moral para opinar sobre nada que envolva picaretagem, covardia e falta de caráter, já que a fama da quadrilh... digo,família se fez toda em cima disso.
    3 - Eles tem medo de qualquer um que torne públicas todas as sujeiras que já fizeram e ainda fazem.
    4 - Covardes que são, não se envolvem com quem tem potencial para brigar com eles de igual para igual. Ou quase,já que entre nós não existe nenhum estelionatário, agiota, cafetão, traficante de substâncias ilícitas ou chefe de grupo armado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Literalmente,man,e pra variar,aparece durantes dias, várias histórias desmentindo muitos deles
      Os Gracie só tem fama pq muita coisa antiga foi ocultada e perdida,dando destaques apenas aos feitos deles,o jornalismo estava começando a ganhar as caras e havia poucos jornalistas na época,e os que tinham era cunpichas dos Gracies

      Excluir
    2. Eu pratiquei Muay Thai e Kickboxing por vários anos consecutivos. Ainda não me trombei com um GRACIE ARRUACEIRO mas seria o meu sonho gravar e postar aqui !

      Excluir
  3. MUITO COMÉDIA ESSE RICKSON !!
    É ISSO AÍ GALERA, PAU NO CU DESSE COVARDE E DA FAMILIA DE MERDA DELE !

    ResponderExcluir
  4. Na verdade ele conseguiu enganar por muito tempo porque na época não existia internet como hoje, de fácil acesso e com tudo que acontece ou aconteceu praticamente documentado. Então foi fácil. Na minha adolescência, o que vc via a mulekada falar desse porra como se fosse um Deus, era incrível. Imaginem se esse cara fosse político...

    ResponderExcluir
  5. As 400 lutas não são de MMA ou vale-tudo, são de toda a vida, no Jiu-Jitsu e etc. E até gente foda que perdeu pra ele como Machado baba ovo. Ele pode ser um merda como falam, mas ninguém aqui fala isso na cara dele, até porque os que vão se ferram, como o Japonês que levou uma comitiva na academia. Mas enfim, quem tem boca fala o que quer e quem tem dedo escreve o que quer, poderia ir lá na academia dele e falar isso na cara, filme e mostra no youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura ? Quatrocentas e tantas vitórias (ou 4 milhões, baba-ovo de Gracie não tem noção de valores numéricos) ? Onde está esse povo todo ? Fugiram pra outro planeta, talvez ?
      Centenas de lutadores - PROFISSIONAIS, diga-se de passagem - já falaram isso em público e o Covardickson simplesmente peidou. Bastante conveniente, ainda mais quando se esconde atrás do pedido de bolsas milionárias ou da morte do filho como desculpa para a "aposentadoria".
      O japonês a que você se refere, Yoji Anjo, era um lutador figurante do Pro Wrestling nipônico,uma figura inexpressiva que se apresentava como rikishi mas nunca fez parte de nenhuma escola conhecida ou participou de qualquer hon-basho (torneio). O pobre idiota apareceu bêbado na academia onde o palhaço,digo, o Rickson dava aulas, acompanhado do empresário e de um bando de zé arruelas, disposto a desafiar o "deus do JJ". Tomou uma coça,é claro. Há quem diga que foi armação dos próprios Gracies para promover o "produto"... Mas quem acreditaria numa insinuação tão maldosa quanto esta, não é mesmo ?
      Pra sua informação, os cafetões do jujitsu sabem perfeitamente quem somos, os lugares que frequentamos e os bairros em que vivemos. Logo,quem se sentir incomodado sabe onde e como tirar satisfações. Há 04 anos disponibilizamos espaço nesse blog para que entrassem em contato e até agora NADA. Quanto a ir em academia e falar na cara, talvez você, chupador de bolas oficial e possivelmente amigo íntimo ou empresário de algum deles,possa agendar um horário,já que nem telefone os machões tem coragem de atender. Ah,sim: Avise que não temos condições de pagar as bolsas exorbitantes que eles exigem e que só lutamos de graça.
      Uma curiosidade: Como vocês, otários paga-pau de bandidos, estão fazendo para salivar os testículos e os ânus deles nesse período de quarentena ?

      Excluir
    2. João, João, você pega pesado!Isso está muitos salgado, de seu lado, e muito açucarado do lado dos defensores do Gracie. Sei que o velho Ricison mentiu melhor do que ele lutou, mentiu muito, mas ele tem méritos; sair na mão com ele, mesmo agora que está velho, não deve ser fácil para um mediano lutador. De qualquer modo, ainda que caráter e verdade não seja o forte dos gracie, não há como negar que eles deram uma contribuição grande ao mundo da luta. E que Rickison foi sinistro...Acho que não dá pra açucarar nem salgar tanto João Salgado, um cara salgado de fato...Oss

      Excluir
    3. Não sei quais são seus critérios para classificar um lutador como "mediano" mas tenha a certeza de que qualquer um dos pobres-diabos que ele enfrentou - à exceção de Masakatsu Funaki, que lutou sem a menor condição psicológica e mesmo assim deu uma canseira pesada em 'Rick' - não chega nem perto disso. Seria interessante ver o Sr. Invencível encarar alguém que saiba ao menos fechar a mão pra socar e/ou conheça alguma defesa básica contra agarramentos, sem apelar,é claro, para a clássica desculpa da exigência de bolsas milionárias, a imposição de regras ridículas do tipo "Não pode chutar", "Não pode bater de mão fechada" , "Não pode golpear quando estiver por cima" e a cumplicidade de árbitros e jurados. O "mestre" ainda tem que lembrar que o luto pela morte do filho Rockson tem de valer para todas as situações e contra todos os desafiantes,correto? Quem não pode lutar contra Sakuraba, Fedor, Marco Ruas e tantos outros também se encontra impedido de pegar o Zé Mané que abriu uma academia na esquina.
      Concordo com sua afirmação: Os Gracies deram uma grande contribuição para o mundo das lutas. Eles são o exemplo perfeito de tudo o que NÃO deve ser feito na condição de lutador, técnico e empresário.
      Lamento se você pensa que erro no sal quando me refiro à figura do sr. Rickson Gracie; Ao meu ver,é a única maneira de encarar tanto uma carreira insossa quanto os sorrisinhos azedos que ele manifesta quando mente descaradamente. Oss.

      Excluir
  6. Correção: Há quase 07 (SETE) anos há espaço para questionamento aqui no blog e nenhum dos gigolôs do JJ - nem qualquer afiliado - veio aqui pra nos desmentir ou nos confrontar. Quem é que tem medo, mesmo ?
    O idiota posta como anônimo e ainda vem cobrar vídeo de desafio no YouTube... Só caindo na risada !!

    ResponderExcluir
  7. RICKSON É MUITO FRACO DA PRA VER NAS SUAS LUTAS

    ResponderExcluir
  8. Estamos em 2020, e ainda esperando algum acéfalo do JJ vir defender o merda do Rickson kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Snake,vc pd comentar sobre a luta do Renzo Gracie e Eugênio Tadeu,ocorrida no Pentagon Fight de 97?

    ResponderExcluir
  10. Já é !

    http://barracodocreusinesio.blogspot.com/2021/02/a-noite-do-apagao-gracie-fazendo-merda.html

    ResponderExcluir
  11. Comenta o caso de Rufino dos Santos que foi agredido de maneira covarde por helio, carlos e george e não foi a primeira vez que isso aconteceu tem no documentario Rufino dos Santos: the man who beat carlos gracie.

    ResponderExcluir
  12. E a "luta" arranjada contra o zulu que nem murro o zulu podia dar...

    ResponderExcluir
  13. Estive pesquisando recentemente e deu pra vê o quanto esses Gracies são arrogantes, perderam tanto pra Wallid Ismail quanto para Sakuraba e sempre, juntamente com seus babá ovos, inventaram desculpas! Sempre foram "gargantas"! Vc poderia fazer um tópico do porque a família Gracie sumiu do mapa do UFC e MMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mn kkk o Hélio xingou o Sakuraba de japones viad.. antes dele lutar com Royce. Pelas costas do cara, pela frente ficou de simpatia e sorrisinho.

      Excluir