(Leia a segunda parte desse artigo aqui )
A seguinte pérola já circula pela Internet há um tempo considerável:
Nesse vídeo idiota postado por um fã idem,é contada a historinha do confronto "épico" entre o valente Rickson "O Bom" Gracie e o malvado "gigante" Bryan Amona. Já conhecendo o histórico de confusão e o caráter (ou melhor,a ausência do mesmo) de Mr."Invencível" Gracie,já tinha uma idéia do que viria a seguir. Respirando fundo e tentando manter o conteúdo do meu estômago,assisti ao vídeo.
Começa com uma pequena biografia dos "Black Trunks" (cortada pelo mentecapto que gravou o vídeo da TV) seguida pela figura do Sr.Rickson explicando como tudo começou - e já tentando valorizar o "oponente",centro dessa confusão.
"Ele amassou a prancha do cara que ajudou o Danilo a roubar o skate." (?) Epa,já começaram a sacanear o havaiano na véspera roubando o skate dele! Seria esse Danilo algum amiguinho do Rickson?
Olha o naipe da figura
Aparece essa figura,Sérgio Malibu,cupincha do Rickson e personagem de importância nessa história. E ele dá nome para os "estrangeiros encrenqueiros": Byron Amona, Michael Ho e Mike Purpus,recentemente chegados para participar do Waimea 5000,festival internacional de surf que aconteceu no Arpoador,aqui no Rio de Janeiro em julho e agosto de 1977. Aconteceu que o Malibu emprestou uma prancha para um tal "Foca" - que era também da gangue do Rickson - e por acidente (ou incompetência) o cara tomou uma 'vaca' na praia do Pepino e perdeu a prancha,que saiu voando e bateu na testa do Amona,que estava por perto na água.
Corta para o protagonista da história,"Byron Amona". Ele explica que seu verdadeiro nome é Bryan Amona mas que na época competia com o nome Byron e que depois mudou... (Ficaram confusos? Eu também). Num tom de voz monocórdico e cansado,ele faz um surpreendente 'mea culpa' ( "E mesmo sabendo que não foi de propósito e sabendo que bater nele não seria bom eu acabei quebrando a quilha de sua prancha".)
Volta para o Malibu,o dono da prancha danificada. Parece que além de quebrar a quilha,Amona ainda o mandou tomar caju e completou com o clássico "Go Home !" Inconformado com o prejuízo e com a audácia do gringo em expulsá-lo da praia,nosso valente amigo vai ao Arpoador em busca de auxílio ("Pra ver se a gente conseguia,uns cinco pelo menos,enfrentar esse havaiano !")
Rickson aparece por alguns instantes e volta para Malibu,que reafirma: "Na minha cabeça,para pegar aquele havaiano tinha que ser mais de cinco pessoas,porque o cara era um gigante!" Aqui acontece um dos momentos mais hilários do vídeo:
Com Malibu falando em off ("Por sorte minha,quando a gente chegou lá o havaiano não tava mais. O que me deixou aliviado,porque na verdade eu tava com muito medo!"),surge a imagem do "gigante" Byron (ou Bryan) Amona vestindo sua camisa. Percebe-se nitidamente que não deve ter mais que 1,60 m de altura. Malibu prossegue: "Aí,dois dias depois,lá no meio da Barra,eu dentro da água pegando onda,eu vejo na beira da água o Rickson Gracie. Que já era surfista na época e que era meu amigo de infãncia e depois ficou meu amigo também por causa do surf." Enrola mais um pouco,fala de um outro sujeito chamado Ian Roberts ("Iâm Rójerrrssss" ?) e diz que o amiguinho Rickson o avisara que os havaianos estavam ali. "Nessa eu gelei! Gelei e ele me mandando tomar uma atitude que ele depois resolveria o resto". Corajoso esse Rickson, não? Com 18 anos e essa marra toda? Veremos mais tarde a razão de toda essa "decisão".
Rickson declara: "Abracei logo essa causa como minha própria causa,achei que os caras não tavam no direito de fazer aquilo! Aí 'fomo' lá procurar os caras,entendeu? Fomos lá em busca desse.... da resolução do problema."
Volta Malibu: "Quando eu cheguei perto dos havaianos,eram o Mike Ho,o Mike Purpus e esse gigante,o Byron Amona... Os outros eram menores... Né..." Se o Amona é o gigante,imagino o tamanho dos outros dois!... Deviam surfar em banheiras ou lava-pés de piscina,creio eu.
Amona no começo dos anos 80 (bigode e óculos escuros)
Prossegue Malibu: "O Rico,que tava com eles,começou a se despedir de todo mundo... Eu não tomei atitude nenhuma,o Rico de Souza botou os 3 havaianos dentro do carro e foram embora. Foram embora e me lembro muito bem que o Relson,que tava junto (Mais um Gracie na história? Isso não cheira bem) com o Rickson virou pra mim e disse 'Tá vendo? A gente não pode ajudar esses caras do Arpoador! O Malibu,o Ramon,tudo frouxo! A gente quer ajudar e eles não confiam e tal!...' Além de de tá com minha prancha quebrada eu comecei a ficar numa situação incômoda com meus próprios amigos porque eu me acovardei de não tomar a primeira... de não confiar nos Gracies! Não tinha confiado que eles pudessem me defender." Interessante,não? O tal Foca,que foi o responsável pela confusão,é que deveria ter assumido a frente e ido tomar satisfações com o havaiano. Ou pelo menos ressarcir Malibu pelo estrago na prancha. Mas não,preferiram deixar o caso nas mãos dos diplomatas Gracies e ver o circo pegar fogo.
Segue o vídeo: "Mas para não perder os meus amigos,que tavam todos contra mim porque eu não tomei nenhum tipo de atitude,eu virei num ato de coragem e falei 'Então vamos lá na oficina do Rico e a primeira situação vocês deixem comigo!' "
Rickson: "Aí seguimos no carro dele,uns quatro ou cinco carros cheios de gente..."
Malibu: "Fomos 17 pessoas! Eu,na minha cabeça,iam 17,fiquei mais confiante,mais seguro..." Malibu diz que chegaram no local e que não havia ninguém à vista,só as pranchas dos havaianos no hack do lado de fora. Pegaram a prancha do Amona e a reduziram à lascas. Com o barulho,Rico e os havaianos vieram ver o que estava acontecendo. Prossegue Malibu: "Eu disse ao Rico que o havaiano tinha quebrado minha prancha e que por isso eu ia quebrar a dele também. Nessa veio o havaiano e minha sensação era estar diante de um urso! Uma sensação de pavor e me lembro que o urso repetia 'Uéris mái bórdi? Uéris mái bórdi?' Vem outro momento cômico no vídeo: Malibu explicando "Íu brouqui mái bórdi iésterdei! Tu não remember?"
Nesse ponto a produção do vídeo cochila e deixa passar a declaração de Amona de que sentia-se acuado por estar diante de uma gangue de 17 marginais dispostos a ver briga.
Eis que toma a frente a heróica (risos) figura de Rickson e chama Amona pra porrada. Sempre com o apoio de sua gangue - provavelmente armada.
E agora o momento mais grotescamente hilário do vídeo:
FÔQUI IÚ! FÔQUI IÚ! FÔQUI IÚ!
Outra cochilada da produção: Amona diz que se propôs a sair no mano-a-mano com Rickson mas que não foi bem essa a situação que ocorreu. Era de se imaginar,com Gracie metido na jogada sempre tem sujeira.
Prosseguindo,Malibu diz que Rickson,um "moleque de 16,17 anos (na verdade Rickson tinha 18 na época), magrinho,começou a pular pra se aquecer. E Amona iniciou alguns alongamentos e aquecimentos "de Karatê".
(NOTA: Existe um Brian Amona que realmente foi instrutor de karatê mas não se trata da mesma pessoa. Não existe parentesco entre eles e o karateca nunca teve relação alguma com o Da Hui/Black Trunks).
Começa a briga e segundo a narrativa Rickson,miraculosamente,bloqueia ou se desvia de todos os golpes desferidos por Amona para logo a seguir derrubar o havaiano com uma catada dupla de pernas. Pelo visto Rickson piorou muito com o tempo,já que nas suas lutas gravadas não demonstra capacidade alguma de se defender de socos e chutes. Nem de derrubar oponentes sem o mínimo esforço,como juram nesse vídeo.
A narrativa prossegue com detalhes sobre o triunfo espetacular de Rickson sobre um oponente fisicamente muito superior (alguém ainda acredita nisso?) e a maneira como ele não dá chance de reversão. É nítido o desencontro entre os depoimentos de Rickson e Malibu,como se a fábula,digo,história não tivesse sido adequadamente ensaiada.
E a pancadaria fantasiosa continua,sempre com as instruções do mano Relson e demais comparsas,até que o "gigante" havaiano dorme pra valer. É a consagração do Rear Naked Choke! (APLAUSOS !!).
E nas palavras sinceras do próprio urso-gorila-gigante de 1,60m: "No final das contas eu quebrei 2 costelas,tive hemorragia interna e um olho roxo..." Vamos comentar isso mais pra frente.
Parece que o festival de carícias sobrou também para os dois Mikes, Ho e Purfus. E pelo jeito não foi no mano-a-mano(?) como no caso do Amona...
A história prossegue com Rickson dizendo que durante a abertura oficial do campeonato,realizado no dia seguinte no saguão do hotel Sheraton,houve um novo encontro com Byron (Bryan ?) Amona mas que o havaiano só conseguiu ameaçá-lo de desforra. Corta para Amona declarando: "Depois eles apareceram na recepção do meu hotel para brigar novamente." Eles? Será que o heróico Rickson levou alguns capangas com ele? Hmmmm.....
Rickson,como todo playboyzinho,depois de fazer a merda vai correndo contar para o papai (alguns pitboys contam também para a mamãe,talvez querendo colinho) seus receios. Dom Hélio Corleone,como bom capo,manda seu amado filho e braço-direito Rorion para dar uma força pro maninho Rickson. E a ajuda se faz ameaçando Amona de não poder voltar pro Havaí - com vida - caso acontecesse "alguma coisa" com o garoto Rickson na base da "crocodilagem". Como se invadir a casa dos outros levando uma turma,quebrar coisas e partir pra porrada não fosse crocodilagem.
O vídeo termina com o risinho maníaco de Rickson,para deleite e orgasmo dos Rickizetes de plantão.
Além de mentiroso e covarde, retardado mental
E agora,meus comentários adicionais:
Até pouco tempo atrás,ninguém sabia a identidade do "Black Trunks" que supostamente teria tomado um esfrega de Rickson,só que era um "cara gigantesco,mau e temido por todos no Havaí". Tudo parecia indicar que se tratava de mais uma invenção da mente criativa de Rickson & família,um ser mitológico como o famoso Equada (que ao que parece,veio à Terra apenas pra apanhar de Rickson e voltar para seu planeta distante sem deixar pistas). Fiquei curioso e tratei de pesquisar na Internet em busca de mais detalhes.
O nome "Byron Amona",por exemplo. Quem se der ao trabalho de procurar vai notar que apenas nas menções a esse vídeo - ou variaçoes dele - aparece esse nome. Sim,em nenhum - eu disse NENHUM - outro lugar se acha "Byron Amona". Suspeito,muito suspeito. Procurei então por "Black Trunks" no Google e aí sim,obtive alguma coisa:
Não existe um Byron Amona mas sim Bryan Amona. E ele é realmente um dos fundadores dos Black Trunks,embora tenha se afastado com o tempo. Seja como for, as dúvidas persistem:
1- Todos os sites e artigos antigos só se referem a ele como Bryan,logo esse deve ser seu nome verdadeiro. Por que ele mudaria de nome pra pouco depois voltar a usar o antigo?
2- A única foto antiga que se conhece é aquela que mostra os Black Trunks originais na década de 80. As fotos atuais só mostram o baixinho gordo de bigode de mexicano e voz baixa que aparece no vídeo. Um cara tão famoso não deveria aparecer em outras fotos?
3- Se ele usava o nome 'Byron' para competir no surf,por que não existem fotos com essa legenda?
Por falar em fotos,revejam como era Bryan Amona há 30 anos:
(Amona é o 5º da fila da direita. O de óculos escuros). Gigante? Musculoso? Vê-se claramente que não. "Malvado" ? Pode ser que sim.
Já mencionei o tom mecânico e frio que o havaiano usa para narrar suas desventuras no Rio de Janeiro,como se fosse um menino recitando a tabuada ou declamando uma poesia. Típico de quem parece estar seguindo um script diante das câmeras. Estaria ele mentindo e ganhando algum dinheiro da produção? Não é a primeira vez que a quadrilha Gracie paga para mostrar papagaiadas na TV. Por falar nisso,como o programa Combate localizou esse cara numa ilha do outro lado do mundo? E com que interesse foi feita uma viagem caríssima (transporte de equipes,instrumentos e produção) dessas só pra mostrar um gordinho de quase 60 anos dizendo que quebrou a quilha de uma prancha de surf e declarando logo de cara que agiu como um mau menino e que portanto merecia castigo ? O desespero do Rickson em querer se promover é tão grande assim?
As atuações dos senhores Sérgio Malibu e Rickson Gracie chegam a ser divertidas de tão ridículas. É o tipo de humor involuntário,daquele que se vê muito no YouTube. Rickson,por sinal,a cada aparição na mídia se torna alvo de novas chacotas,tantas as besteiras que diz.
A história tem vários furos e coisas inexplicadas: Onde estava o tal Foca durante a confusão? Por que ele não tentou resolver as coisas com Amona,já que tudo o que aconteceu foi culpa dele? A prancha estava sob responsabilidade dele,logo se aconteceu alguma coisa cabia a ele resolver.
Se os havaianos eram amigos do Rico de Souza (que na época já era considerado um dos melhores shapers do mundo) e ciceroneados por ele,por que não deram a prancha pra ele consertar e botar o estrago na conta dos caras?
Por que Malibu não foi tirar satisfações logo após o incidente? Ele também não era praticante do "invencível jiu(sic)-jitsu"? E chamar 5 caras pra bater num sujeito?
A pergunta clássica é: Em algum momento alguém pediu a ajuda do Rickson? Se pediu,por que juntaram DEZESSETE caras para pegar apenas TRÊS ?
Pergunto novamente: É esse o gigante que precisa de 5 caras para ser dominado?
Deram a entender que Amona tinha boas noções de karatê ou alguma arte similar. Alguém treinado em alguma luta de contato total erraria todos os golpes desferidos contra um garotão de 18 anos? Ou deixaria suas duas pernas serem agarradas?
Temos ainda os punhos assassinos do garoto Rickson,que não só venceram a musculatura dorsal do maldoso black trunks como ainda provocaram fratura de 2 arcos costais posteriores e um sangramento interno (!)... (Se houve hemorragia interna,que diabos o havaiano estava fazendo leve e solto no dia seguinte ao invés de estar recém-operado na cama de um hospital ?) Bom,se levarmos em conta que o agressor foi um mutante dotado de ossos recobertos de metal indestrutível e de capacidades sobre-humanas de agressão,agilidade e regeneração celular acelerada (demonstrada de modo incontestável quando quase 20 anos mais tarde houve recuperação instantânea de uma fratura de órbita ocular) é fácil entender porque Wolverickson,digo,Rickson é essa máquina de combate capaz de provocar tanto estrago!
Aproveito a oportunidade para apresentar-lhes os atuais líderes dos Black Trunks:
"Fast Eddie" Rothman é um dos idealizadores do Hui O He'e Nalu ("Clube dos Surfadores de Ondas"), grupo que ficou mais conhecido como Black Trunks pelo calção negro com listras douradas e vermelhas que adotaram como uniforme. "Mentor de negócios", "guia espiritual" dos BT, arruaceiro e "casca-grossa", Fast Eddie é muito conhecido tanto pelo temperamento difícil como pela língua solta. Algumas tiradas suas sobre assuntos variados:
* Sobre os BT: “O Da Hui foi criado porque os surfistas de fora estavam desrespeitando os havaianos, gritando com as pessoas na hora de pegar ondas, jogando lixo em qualquer lugar. Fuck you! Os locais saíam do trabalho, iam dar uma surfada e tinham que ficar brigando pelas ondas com uns estrangeiros arrogantes. Eles riam dos locais, a gente dava porrada, e eles paravam de rir, viam que a coisa era séria. Primeiro foram os prós, depois os pregos.”
* Sobre as encrencas com os 'haoles" brasileiros :
[No fim dos anos 80, Almir Salazar surfava uma onda em Rocky Point e, ao desviar de um black trunk que voltava ao outside, deu uma lavada nele. Em pouco tempo, o grupo se juntou na praia para pegar Almir, seu irmão Picuruta e qualquer brasileiro que pintasse pela frente. Rolou até o boato de que Fast Eddie teria oferecido US$100 por brasileiro esmurrado. Para sair da ilha, os irmãos tiveram que recorrer ao consulado dos Estados Unidos no Brasil, porque nem a polícia havaiana estava disposta a ajudá-los. Picuruta ficou quatro anos sem colocar os pés no Havaí. Anos mais tarde, ele seria patrocinado pela marca Da Hui.]
“Salazar é um bom amigo meu”, diz Eddie, referindo-se a Picuruta. “Todo mundo vem me falar desse incidente, mas a verdade é que eu não me lembro. Deve ter acontecido com outra pessoa. Eu recordo de uma outra briga com brasileiros, eram quatro de nós contra 20 deles, eles chamaram para a porrada e nós não fugimos.”
[Não seria o último incidente entre brasileiros e black trunks. No Rip Curl Pipe Master de 2005, Makua Rothman, filho de Eddie, deu um tapão em Paulo Moura depois de uma briga na água. Dois anos depois, de novo em Pipeline, foi a vez de Neco Padaratz ser atacado na água e perseguido na areia por Sunny Garcia, porque o havaiano achou que o brasileiro interferiu em sua onda].
“Você chama isso de briga? Um soco, um tapa? What the fuck! Isso não é nada. É só o hype da mídia. Se você quer ver uma briga, vá a um bar havaiano para ver as porradas entre os locais. Até as garotas havaianas brigam mais pesado que os surfistas de fora”, desdenha Eddie.
* Sobre o jujitsu: "Gosto e pratico muito. Fui eu quem trouxe o JJ pro Havai e me arrependo de não ter feito isso na década de 70 ao invés da de 80. Podem botar a marra que quiserem,só existe JJ por aqui porque EU trouxe! Hoje a marca Da Hui patrocina grandes nomes como BJ Penn e Kid Peligro."
* Sobre os lutadores brasileiros: "Somos patrocinadores e fãs do Anderson Silva,o melhor lutador de MMA na minha opinião (nota do Barraco: "Até parece !"). Minotauro também é bom,mas acho que ele está decaindo rápido."
* Sobre a família Gracie: "Sou amigo pessoal do Renzo,gostava também do Ryan. Tive bastante contato com o Carlson,achava a técnica dele sensacional. O Royler também é boa pessoa...mas aqueles dois irmãos dele,Rickson e Rorion,eu tenho vontade de foder na porrada! Se algum dia puserem os pés aqui,não vão viver o suficiente pra se arrependerem do erro que cometeram!"
Kala Alexander é o líder do Wolf Pak,a ala mais radical dos Black Trunks. Famoso por ter participado de vários documentários sobre Surf e também pelas muitas agressões a "haoles folgados",Kala é o retrato do 'local' imortalizado nas histórias sobre os BT: nacionalista até a medula, violento, arruaceiro e mal-humorado. Amigo de longa data de Derek Ho e Sunny Garcia, vizinho e protegido de Fast Eddie, já saiu na porrada com surfistas estrangeiros porque estes estavam "atrapalhando" os treinos (Dizem que Kelly Slater foi um desses).
Uma de suas declarações ficou famosa: "Localismo tem em todas as praias do mundo,cada um protege o que é seu,se der moleza vai ter haole cagando na sua porta ! Dou porrada sim,muita porrada,muita mesmo! Isso aqui é tudo nosso,quem quiser pegar onda tem que aprender o seu lugar. E foda-se quem não gostar ! "
Encararia um desses,senhor Rickson "machão"? Ou sua valentia só dura enquanto está com sua turma ?